Mensagem do Presidente do IPDJ, I.P.

  • Bem vindo ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

    O IPDJ, I.P. é fruto do processo de fusão do Instituto do Desporto de Portugal e do Instituto Português da Juventude, da dissolução da Movijovem e da extinção da Fundação para a Divulgação das Tecnologias da Informação.

    Este organismo tem pela frente uma missão que visa assegurar a prossecução e agilização das políticas públicas do Desporto e da Juventude através de uma racionalização de meios e recursos que permita afectar às actividades dessas áreas o maior e mais eficaz apoio possível.

    Estamos certos de que o Desporto e a Juventude devem ser encarados numa perspectiva sinérgica de proximidade para que a prática desportiva possa generalizar-se de forma mais efectiva e para que os jovens adquiram hábitos de vida saudável.

    Os agentes desportivos, em particular o movimento associativo, encontrarão no IPDJ, I.P. uma entidade com o compromisso sério de assumir as suas responsabilidades, designadamente no que respeita ao Alto Rendimento e à generalização da prática desportiva.

    Aos Jovens é, nomeadamente, fundamental estimular-lhes a participação cívica individual e através dos organismos de Juventude, promover iniciativas específicas de prevenção no âmbito da droga, da proteção sexual e do álcool e trabalhar com as escolas no contexto do Desporto Escolar e de áreas de formação dos jovens como a saúde, a segurança e o empreendedorismo. A rede de Pousadas da Juventude, por seu lado, visa assegurar a mobilidade juvenil e as atividades a si dirigidas das Lojas PONTO JÁ.

    Augusto Baganha